Procurar no site

Contacto

CONTANDO A VIAGEM, PRINCIPAIS PONTOS

06-02-2011 16:49

 Viagem de moto ao Ushuaia

Cuidados iniciais

A programação da aventura, foi feita por Ignês, a partir de estudos em livros escritos por motociclistas que já haviam realizado a viagem. A navegadora elaborou minucioso e detalhado roteiro de viagem onde constavam estradas a serem percorridas, restaurantes, postos de abastecimento da motocicleta e cidades onde dormir.

A partida

Utilizando uma motocicleta Honda Varadero, eu e minha esposa Ignês na garupa saímos de Porto Alegre dia 16/12/2010, com destino a Ushuaia, cidade mais austral do continente Sul Americano, na Provincia da Terra do Fogo, Argentina. Lugar lindo, clima frio agradável, fica no Canal de Beagle com a Cordilheira dos Andes em seu entorno. A cordilheira, parte coberta de neve, é linda de se ver. Cidade limpa, bom comércio, o povo argentino sempre simpático, acolhedor, prestativo e atencioso.

Primeiras impressões

As estradas percorridas no Uruguai, Argentina e Chile são espetaculares, pouco trafégo e pistas de rolamento impecáveis, sem buracos nem depressões e bem sinalizadas. Exceção apenas para os 130 quilômetros de rípio entre Cerro Sombrero, Chile, e até San Sebastian, Argentina. Rípio é uma espécie de cascalho. Esse tipo de pavimentação e os fortes ventos dificultam a estabilidade da motocicleta. Neste trecho, a atenção deve ser redobrada, tendo em vista que os ventos são soprados de lado, ou de frente ou mesmo de traz pra frente, além do movimento de caminhões. Ventos de intensidede moderada a forte nos acompanharam na viagem de ida e se fizeram ainda mais intenso na volta. Em muitos trechos, a Varadero andava inclinada para o lado.

Final da Estrada (Ruta) 03

Parque Nacional da Terra do Fogo, marco do final da Estrada 03, na Baía de Lapataia. Para chegar lá, saindo de Ushuaia, trafega-se por 25 quilômetros de rípio, numa pista estreita, com trafego de ônibus, vans de turismos e outros veículos. Neste trecho, há pontes de madeira, bem estreitas, onde passa um só veículo de cada vez.

Na região de Ushuaia foi onde sentimos mais frio, sendo as nossas mãos a parte do corpo mais afetada. Ficaram geladas e ressecadas, mesmo com luvas de lã, reforçadas com luvas de couro por cima.

Glacial Perito Moreno

O Glacial Perito Moreno está distante, aproximadamente, a 75 quilômetros de El Calafate. Seguimos até lá na Varadero, numa estrada onde os últimos 30 quilômetros, antes da chegada ao Glacial, são curvas e curvas, uma após outra, subindo e descendo montanhas, margeando o berço sul do lago Argentino. O Glacial é formado de neve sobre neve, acumuladas durante muitos anos. Na parede onde o Glacial aflora, são cinco quilômetros de largura e 40 a 50 metros de altura, ainda há o dobro para baixo, sob o lago. Observam-se, na parede de gelo, nervuras de cor escura que são minerais. A cor original é branca, mas vária em função do tempo. Na ocasião estava um pouco azulada.

Tudo muito bonito, pois tivemos a certeza da presença das mãos de Deus na maravilha do Glacial Perito Moreno.

Para motociclista, que aprecia andar de moto, esta viagem é de prazer indescritível, quando se tem a oportunidade de andar por novos lugares, conhecendo belas paisagens, a cada dia, em excelentes rodovias.

Estrada El Calafate para Puerto San Julian

Fizemos abastecimento da moto em Esperanza, onde colhemos a informação de que o próximo posto estaria a 300  quilômetros. Neste caso, tivemos que fazer uma entrada a Rio Gallegos, conhecida como cidade do vento, para reabastecer. Na aproximação da cidade de Gallegos, o vento não fez por menos e se apresentou por inteiro, obrigando-nos a ter a motocicleta rodando bem inclinada para que fosse mantida equilibrada. Veículo abastecido, tivemos que retornar cerca de 50 quilômetros e seguir para Piedra Buena, com vento e tudo.

Patagônia Argentina

Províncias visitadas: Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego. O nome Tierra del Fuego foi dado porque os índios, no passado, faziam fogueiras para se aquecerem, por isto ficou assim denominada.

Região rica, linda, bem cuidada, excelentes estradas, que são pouco movimentadas. Lá estão localizadas muitas indústrias químicas, petroquímicas, eletrônicas, além de sítios petrolíferos, fazendas com agricultura e pecuária. A pesca e o turismo são atividades pujantes. Várias cidades têm aeroporto internacional. Há subsídios do governo em combustíveis. Encontramos nafta Premium a três pesos argentinos. A gastronomia é excelente e variada, rica em pescados, carnes, bovina e caprina. Comércio com zona franca. Observamos que ali não há miséria, não há favelas, não há pedintes nas ruas. Existem empregos, com bons salários. 

O lugar é excelente para fazer turismo, principalmente quem aprecia viajar de motocicleta.

Temos muito a aprender com os argentinos.

Outras informações

Roupas do piloto e garupa: Casaco e calça de Cordura, luvas de couro e, no frio, por baixo, luvas de lã, botas impermeáveis. Capa de chuva. Proteção para o joelho. Segunda pele utilizamos na região do Ushuaia, devido ao frio intenso.

Total de quilômetros rodados entre Porto Alegre/Brasil e Ushuaia/Argentina, ida e volta 9.880 quilômetros, marcados no odômetro da Varadero.

Honda Varadero – Maior autonomia das Bigtrail, bom torque, sistema de frenagem por ABS, conforto e segurança ao piloto e garupa. Na viagem com garupa, bagagem e mais o vento, a autonomia diminui. O reabastecimento era feito em intervalos de até, no máximo, 250 quilômetros. Aqui no Brasil a autonomia da Varadero é de até 350 quilômetros a cada novo abastecimento.

         Viagem como nenhuma outra, considerando os aspectos de boas estradas, povo acolhedor, lindos lugares conhecidos a cada dia, alta gastronomia, a preços módicos tendo em vista a valorização do real. Tempo total 22 dias.

Na nossa opinião, uma viagem em que só participa o casal torna-se o momento ideal para desfrutar da liberdade proporcionada pela motocicleta e assim fortalecer a união.

Ricardo e Ignês Maia

 

INFORMAÇÕES PARA PROGRAMAR SUA VIAGEM

https://www.ruta0.com/rutas_argentinas.aspx - informações sobre as estradas argentinas atualizadas.

https://www.accuweather.com - informações sobre previsão do tempo, inclusive velocidade do vento.

Livros recomedados

USHUAIA Viajar de Moto para El Fin del Mundo  - Autor Artur Albuquerque Editora Nova Letra Gráfica e Editora  e-mail: artur_albuquerque@hotmail.com 

Na Garupa de um Motociclista até o fim do mundo, Autora Antonela Siqueira - e-mail: antonela74@terra.com.br

USHUAIA  Duas Rodas e Um Sonho Autor Sergio Pires, onde comprar phd-sc@phd.com.br